Estas alterações, induzidas pelas hormonas ováricas, ocorrem em ciclos de 28 dias, embora possam ocorrer em ciclos de 18 dias em algumas mulheres e 40 dias noutras.
Tendo em conta o tipo e natureza das alterações, o ciclo menstrual pode ser dividido em três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.
(Clique na imagem para vê-la em modo expandido)
Fase Menstrual – Caso não ocorra fecundação no ciclo anterior, o corpo lúteo atrofia, deixando de segregar progesterona e estrogénio. A diminuição da concentração destas hormonas no sangue provoca a destruição da maior parte da camada funcional do endométrio. A consequente ruptura dos vasos sanguíneos provoca hemorragias. O sangue, juntamente com os restos da mucosa, forma um fluxo denominado menstruação. O primeiro dia da menstruação (também vulgarmente designada por regras ou período) é o primeiro dia do ciclo menstrual, durando a menstruação, em geral, cerca de 4 ou 5 dias.
Menstruação – Corresponde a um período de hemorragia moderada, que ocorre habitualmente uma vez por mês, durante o qual o epitélio mucoso da cavidade uterina se desprende da parede uterina e é expulso do útero.
Fase Proliferativa – Entre o 5º e o 14º dias ocorre uma proliferação das células do endométrio. Esta mucosa vai-se regenerando e vascularizando até atingir cerca de 6mm de espessura. A fase proliferativa é simultânea à fase folicular do ovário. No final desta fase (14º dia) ocorre a ovulação.
Fase Secretora – Após a ovulação, o endométrio atinge a sua espessura máxima (8mm), fica mais vascularizado e desenvolve glândulas que segregam um muco rico em glicogénio. A fase secretora é simultânea à fase luteínica do ovário.
NOTA: Se não houver fecundação, ao 28º dia reinicia-se um novo ciclo, com o aparecimento de nova menstruação. No caso de ter ocorrido fecundação, o endométrio apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento do embrião.
Durante a puberdade, as mulheres têm o primeiro episódio menstrual, a menarca.

Sem comentários:
Enviar um comentário