De seguida apresentam-se algumas das especiarias mais utilizadas no dia-a-dia e que podem ser usadas como substitutos do sal:
Açafrão: utiliza-se para dar cor (amarelo intenso) e sabor a diversos pratos. É antioxidante e anti-inflamatório.
Canela: pequenos paus de cor castanhos-claros, usados em pastelaria e alguns licores. No mercado é comercializada também moída para pulverizar alguns doces. Tem propriedades digestivas e antioxidantes e ajuda a controlar a pressão sanguínea.
Cravo: flor usada geralmente com a pimenta na elaboração de molhos, embora também seja usada na charcutaria.
Gengibre: sabor doce e muito aromático, é mais usado para dar aroma a frutas de conserva e guisados.
Malagueta (piripiri): de cor vermelho intenso e extremamente picante, deve ser usada com moderação.
Mostarda: semente muito pequena branca ou negra, usada geralmente moída, com uma mistura de vinagre, sal e diversos aromas, para preparar molhos ou temperar variados pratos. É um antioxidante.
Paprika: espécie de pimentão de origem húngara, com a principal característica de ser muito picante. É muito estimulante e digestiva.
Pimenta: moída ou em grão, a pimenta é das especiarias mais usadas como tempero de uma infinidade de pratos. A pimenta está associada à redução de alguns problemas cardíacos e ao tratamento de dores reumáticas.
Pimentão: Usa-se para condimentar e dar cor (vermelho acastanhado) a diversos pratos.
Fonte: Plataforma Contra a Obesidade. Disponível em http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/ResourcesUser/Institucional/Noticias/especiarias.pdf. Consultado em 24.02.2012

Sem comentários:
Enviar um comentário